ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Sonegadores com risco ampliado

04/11/2008
Apesar de tropeços na articulação política, o governo tem feito o dever de casa e obtido louvor nos testes envolvendo questões administrativas. Além da manutenção do ajuste fiscal, ações para ampliar a receita têm garantido reflexos nos cofres gaúchos. Um dos movimentos com destaque é o aperto na fiscalização de sonegadores, por meio de parceria entre a Fazenda e o Ministério Público Estadual. Em dois anos, desde o início do governo Yeda Crusius, 943 contribuintes – incluindo empresas e pessoas físicas – enfrentaram investigação por indícios de irregularidades contra a ordem tributária, como sonegação, no total de R$ 892 milhões (incluindo impostos, juros e multas). Como cabem recursos e ainda o parcelamento das dívidas, o retorno dos valores ao caixa não é imediato, mas ocorre. Considerando-se o total das autuações realizadas pela Receita, neste ano, foram recuperados R$ 470 milhões. A medida, segundo o secretário da Fazenda, Aod Cunha, vai além dos recursos resgatados e tem 'valor pedagógico'. Recado é claro: o Estado está articulado no combate à sonegação e risco aos infratores está cada vez mais alto.

VICE NO RANKING
De acordo com o Confaz, em 2007 o Rio Grande do Sul estava em 26º – ou penúltimo no ranking – em desempenho na arrecadação de ICMS entre os estados do país. Este ano passou para 2º na lista. Em relação ao ano passado, a elevação da receita gaúcha em valores nominais ficou em 23%.

APARTES
O aperto do cerco aos sonegadores, realizado em parceria da Fazenda com o Ministério Público Estadual, em dois anos, resultou 197 sócios de empresas denunciados pela prática de crimes contra a ordem tributária, a determinação da Justiça da indisponibilidade de bens de oito empresas e seis prisões preventivas.


Fonte: Taline Oppitz - Correio do Povo

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br