Menos de uma semana depois de receber o 13º salário deste ano, funcionários públicos estaduais podem solicitar a partir de hoje ao Banrisul a antecipação de parte do abono do próximo ano.
O empréstimo, também oferecido a servidores municipais que recebem seus vencimentos pelo banco estadual, deve ser solicitado diretamente na agência em que o funcionário mantém conta.
O crédito colocado à disposição pelo banco é limitado a 65% do valor do abono de final de ano, com taxa de juros pré-fixada de 2,15% ao mês, a mesma aplicada no crédito consignado. Os recursos são creditados na conta do interessado no mesmo dia da solicitação, e o prazo para pagamento em parcela única vai até o dia 18 de dezembro de 2009, quando o cliente recebe o 13º salário.
– A proposta, neste momento em que há escassez de recursos no mercado, é oferecer uma linha de crédito em que a pessoa possa tomar recursos obtendo liquidez para pagar dívidas com custo maior ou para aumentar seu consumo – diz Urbano Schmitt, diretor de Crédito do Banrisul.
Banco busca superar total de empréstimos de 2008
É a primeira vez que a instituição oferece a modalidade de financiamento com tanta antecedência. Normalmente, as antecipações de 13º podiam ser contratadas a partir de janeiro, já que o 13ª era pago no dia 20 de dezembro. Neste ano, explica Schmitt, a oferta do crédito pôde ser feita antes do Natal porque o benefício de 2008 no dia 5 de dezembro, duas semanas antes do prazo legal e com recursos do caixa do Estado. Foi a primeira vez desde 2003 que o Piratini não recorreu a empréstimo para quitar o compromisso com o funcionalismo.
– É um momento em que as pessoas normalmente têm necessidade de dinheiro – afirma Schmitt, em referência a gastos típicos do período, como compras de final de ano.
A meta do banco é atingir a marca de R$ 180 milhões em contratos pela linha de financiamento, volume 28,5% superior ao valor da carteira de crédito de antecipação do 13º de 2008.
Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, 68,2 milhões de brasileiros são beneficiados com o 13º salário, entre eles aposentados e contribuintes da Previdência Social.