ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

ZH: Rosane de Oliveira - Rombo nas contas em 2006

16/09/2005
No ano passado, quando o governo optou por aumentar o ICMS dos combustíveis, das telecomunicações e da energia elétrica, criou-se a ilusão de que isso garantiria um mínimo de equilíbrio às finanças do Estado. A proposta de Orçamento que foi para a Assembléia ontem mostra um rombo de R$ 1,5 bilhão nas contas do Estado.
Para cobrir esse buraco, o Palácio Piratini apelou para a mesma ficção do ano passado: receitas extraordinárias que dependem da boa vontade do governo federal. A saber: indenização por investimentos do Estado em estradas federais, ressarcimento adicional pelas perdas da Lei Kandir e um empréstimo internacional do Banco Mundial para reestruturação da dívida.
O próprio secretário do Planejamento, João Carlos Brum Torres, reconhece que não há qualquer garantia de ingresso desses recursos. O empréstimo do Banco Mundial, por exemplo, depende de uma autorização que a Secretaria do Tesouro Nacional se recusa a dar por entender que o Estado estourou sua capacidade de endividamento.
A previsão de acréscimo de 8,8% nas despesas com pessoal não significa que será esse o aumento para os servidores públicos. Há que se levar em conta o crescimento vegetativo da folha, com promoções por tempo de serviço, e a nomeação de novos servidores.
Com 18% da receita comprometida no pagamento da dívida e todas as vinculações previstas em lei, sobra pouco para investimentos: menos de R$ 1 bilhão. E os investimentos, isso é histórico, são os primeiros sacrificados quando a previsão de receita não se confirma.
Fonte: Zero Hora Data: 16/09/05

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br