CP: BRDE estima PIB em até 5%
10/09/2004
O Produto Interno Bruto (PIB) do país deve fechar o ano com crescimento entre 4,5% e 5%, estima o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em sua Carta de Conjuntura - um balanço do primeiro semestre e as perspectivas do segundo -, divulgada ontem. Conforme o responsável pela análise do documento, André Pineli Alves, o cenário de 2004 é bem previsível, ao contrário do esperado para 2005.
'Não podemos prever o que nos espera no ano que vem porque o setor de infra-estrutura não está acompanhando o crescimento do país', alertou. Segundo Alves, será necessário melhorar as condições logísticas de portos, ferrovias e rodovias para não inviabilizar os negócios. 'Se não houver investimentos, será impossível até mesmo suprir as necessidades internas', previu.
A economia brasileira no primeiro semestre deste ano cresceu 4,2% ante igual período de 2003. Na região Sul, conforme a Carta, os indicadores são otimistas. A produção industrial avançou 8,6% em Santa Catarina e 5,6% no Paraná e no Rio Grande do Sul. O volume de vendas no varejo também aumentou: 14% em Santa Catarina, 13% no Paraná e 6% no Rio Grande do Sul.
Fonte: Correio do Povo
Data: 10/09/04
|
|