ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Aliados cochilam e cai punição a grevistas

17/12/2008

 

Oposição insere emenda em projeto do Executivo e garante devolução de salário descontado

Em uma manobra que uniu oposição e parte da base aliada, o Piratini sofreu nova derrota na Assembléia Legislativa. Valendo-se de uma brecha em uma proposta do Executivo, o parlamento aprovou ontem a devolução de valores descontados dos salários de servidores grevistas.

A medida beneficiará principalmente o magistério, que fez greve de 15 dias em novembro e teve os dias de paralisação descontados dos salários por força de um decreto da governadora Yeda Crusius que prevê o corte do ponto.

Líderes do Cpers-Sindicato, deputados oposicionistas e aliados costuravam havia duas semanas uma medida para anular o efeito do decreto. A estratégia empregada foi alterar um projeto governista que já previa o abono de faltas de professores e servidores de escola – mas apenas em dois dias de paralisação anteriores ao decreto. Percebendo o risco, o governo ainda tentou retirar a proposta, mas não conseguiu o número de votos necessários para deter a oposição.

Apenas os quatro deputados do PSDB presentes e o líder do governo, Pedro Westphalen (PP), votaram contra as quatro emendas que garantiram a devolução da efetividade para servidores de saúde, segurança pública e educação que fizeram paralisações ao longo do ano. O projeto com todas as mudanças foi aprovado por 41 a zero.

O chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, adiantou que Yeda vetará todas as emendas da Assembléia. Mesmo que os tucanos tenham ficado isolados, ele não concorda que o governo tenha saído do plenário derrotado e acredita na manutenção do veto de Yeda pelo parlamento. Ao comentar o comportamento dos aliados, Wenzel foi sucinto:

– Vamos analisar detalhadamente as votações.

 


 

(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br