IPVA pode ter desconto de 24%
17/12/2008
Dos 5 milhões de veículos emplacados no RS, 58% devem pagar imposto

O pagamento antecipado do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pode render até 24,1% de desconto, caso o motorista não tenha recebido multas nos dois últimos anos. Dos 5 milhões de veículos emplacados no Rio Grande do Sul, 58% devem pagar o imposto, cuja arrecadação prevista para 2009 supera R$ 1,2 bilhão – 6% da receita tributária gaúcha.
Ocalendário do IPVA 2009 foi divulgado ontem, na Secretaria Estadual da Fazenda, em Porto Alegre. O pagamento poderá ser feito a partir do dia 24, quarta-feira da próxima semana. Os percentuais de desconto para pagamento antecipado não sofreram alterações em relação ao ano anterior. A variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) no período, entretanto, resultou em uma ligeira ampliação do desconto para quem quitar o imposto até 9 de janeiro.
Em 2008, os primeiros a pagar o imposto tiveram desconto de 8,5% (quando tinham multa), percentual que passará a ser de 10,79%.
O imposto é calculado sobre o preço de mercado. Os automóveis e camionetas pagam 3% de seu valor, as motos, 2%, e caminhões, ônibus, microônibus e veículos para locação, 1%.
O governo do Estado oferece a possibilidade de parcelamento do IPVA, em três vezes ao longo do verão. O contribuinte recebe descontos decrescentes em cada parcela (5% em janeiro, 3% em fevereiro e 2% em março). O pedido do parcelamento é feito diretamente no banco, com data limite até 30 de janeiro.
(Fonte: Zero Hora)
|