ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Nota de pesar pelo falecimento do deputado Adão Pretto

05/02/2009

Adão Pretto foi deputado estadual da primeira bancada do PT, em 1987, e estava no quinto mandato como deputado federal. Também foi deputado constituinte, contribuindo na elaboração da Constituição Estadual que completou 20 anos.

Através de seus deputados e servidores, o Parlamento Gaúcho presta condolências aos familiares e amigos de Adão Pretto pela sua longa trajetória de luta por justiça social e pelo acesso a terra.

Camponês, representantes dos pequenos agricultores e dos sem-terra Pretto, 63 anos, foi um dos principais defensores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Congresso.

Nascido em Coronel Bicaco, em 18 de dezembro de 1945, o deputado mudou-se com a família aos dois anos para Miraguaí, no noroeste do Estado. Pretto é o caçula dos sete filhos de um casal de agricultores. Aos cinco anos, já trabalhava na roça. Pretto começou sua trajetória no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e na Pastoral Rural da Igreja Católica. Religioso, foi ministro da eucaristia.

Participou da ocupação da Fazenda Annoni, em 1985, um marco histórico na luta pela terra,  considerada a primeira ocupação vitoriosa do MST. Em 1990, ao final do primeiro mandato na Assembleia, elegeu-se deputado federal. Um pé na luta e outro no Parlamento, foi o slogan que marcou sua trajetória como deputado.

por Stela Pastore - Assessoria de Imprensa Gabinete da Presidência da AL



VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br